Gestão Integrada de Custos e Orçamento - Zapify

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Descrição do evento

Melhores Práticas na Gestão Integrada de Custos e Orçamento

 

Aperfeiçoando o Sistema de Custos e Integrando-o Gestão Orçamentária

 

Apresentação dos conceitos fundamentais para desenvolver um plano orçamentário, as responsabilidades e os modelos mais adequados para a condução do seu processo de estruturação, elaboração e controle.

 

São Paulo, 25 e 26 de Novembro de 2019

 

Instrutor Clóvis Luís Padoveze Consultor de Controladoria, Doutor em Contabilidade e Controladoria pela FEA/USP e Mestre em Ciências Contábeis pela PUC/SP. Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos. Autor de 18 livros, dentre eles: “Controladoria Estratégica e Operacional”, “Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria”, “Orçamento Empresarial: novos conceitos e técnicas”, “Administração Financeira de Empresas Multinacionais”, “Planejamento Orçamentário”, “Controladoria Avançada” e “Contabilidade Gerencial”.

 

Destaques do Programa

  • Apresentação dos conceitos fundamentais para desenvolver um plano orçamentário, as responsabilidades e os modelos mais adequados para a condução do seu processo de estruturação, elaboração e controle.
  • Apresentação das integrações necessárias com o planejamento estratégico, contabilidade, custos e gestão das unidades de negócios.
  • Discussão da estrutura administrativa responsável pelo plano orçamentário, bem como os sistemas de informações existentes e suas possibilidades de utilização integrada.
  • Apresentação das melhores técnicas para elaborar todos os orçamentos, considerando-as no grau de detalhamento necessário para obter os melhores resultados previstos.
  • Integração do Orçamento com Contabilidade e Gestão de Custos
  • Métodos e Formas de Custeamento
  • Custeamento por Absorção x Custeamento Variável x Custeamento ABC (Activity Based Costing)
  • A utilização do modelo da margem de contribuição e fatores limitantes
  • Custo Padrão e Análise das Variações
  • Gestão e Formação de Preços de Venda; Formação de Preços pelo Custos e Formação de Preços pelo Mercado
  • Análises de Custos
  • Estruturação Geral de Uma Política de Redução de Custos

 

Público-Alvo: Controllers, Contadores, Gerentes e diretores Financeiros das Empresas. Outros profissionais das áreas de contabilidade e finanças ligados aos setores de orçamento, custos, contabilidade, finanças e controladoria.

 

PROGRAMA

Parte I – Orçamento

  • 1 – Conceitos e Objetivos
  • O que é orçamento
  • Orçamento e Contabilidade
  • Da Estratégia ao Orçamento
  • Responsabilidades pela condução do processo orçamentário

 

2 – Abordagem Ortodoxa (Tradicional )

  • Cultura orçamentária
  • Modelos de condução do processo orçamentário
  • Estrutura do orçamento tradicional
  • Rolling Budget e Forecast
  • Sistemas de informação para elaboração e controle orçamentário

 

3 – Beyond Budgeting

  • que está além do orçamento
  • Críticas do BBRT – Beyond Budgeting Round Table
  • O que é proposto em lugar do orçamento

 

4 – Orçamento Base Zero

  • O que realmente significa
  • O que é preciso para implantar o orçamento Base Zero
  • Como fica a cultura da empresa com o orçamento Base Zero
  • Exemplo

 

5 – Orçamento Matricial

  • Como implantar um controle matricial
  • Vantagens e desvantagens
  • Definição das responsabilidades
  • Exemplo

 

6 – Orçamento, Estratégia e Balanced Scorecard

  • O Balanced Scorecard combina com o orçamento ?
  • O Balanced Scorecard combina com as novas técnicas orçamentárias?
  • Como ligar o Balanced Scorecard ao orçamento tradicional
  • Exemplo

 

7 – Estruturação Geral De Um Orçamento

  • Construção de Cenários
  • Premissas Gerais e Específicas
  • Comportamento dos custos e receitas

 

8 – O Orçamento de Vendas e de Produção

  • Métodos de previsão de vendas
  • Fatores limitantes
  • Orçamento de Produção, Orçamento de Capacidade e Logística
  • Exemplos numéricos

 

9 – Demais Orçamentos

  • Orçamento de Materiais e Estoques
  • Orçamento de Despesas Departamentais
  • Orçamento de Investimentos e Financiamentos
  • Exemplos numéricos

 

10 – Conclusão do Processo Orçamentário

  • Orçamento de Caixa
  • A dificuldade: projeção das receitas financeiras
  • Conclusão: Projeção das Demonstrações Contábeis
  • A importância do modelo de condução do Controle Orçamentário
  • Utilização do ferramental de simulação
  • Exemplos numéricos

 

Parte II – Custos

1 – Conceitos e Estrutura do Sistema de Custos

  • Custos, Gastos, Despesas, e Desperdícios.
  • Objetivos gerais de um sistema de custos: métodos, formas e acumulação.
  • Custos para fins contábeis e fins gerenciais
  • Estrutura informacional básica: Estrutura do Produto e Processo de Fabricação
  • Exemplo

 

2 – Métodos de Custeio

  • Custeio por Absorção e Custeio Direto
  • Custeio Variável e Custeio ABC
  • Custeio Integral e RKW
  • O modelo de margem de contribuição e suas aplicações gerenciais
  • Exemplos numéricos

 

3 – Custos para Fins Contábeis

  • Fundamentos legais: custo integrado e coordenado
  • O sistema de custos e o ERP
  • Contabilização
  • Exemplos

 

4 – Sistema de Informação

  • Acumulação por Processo
  • Acumulação por Ordem

 

5 – Custo Padrão

  • O que é e para que serve: validade atual
  • Custo padrão e novas tecnologias de fabricação
  • Análise das variações: a real necessidade
  • Exemplos numéricos

 

6 – Gestão de Preços de Venda

  • Formação de preços de venda a partir do custo unitário
  • Formação estratégica de preços
  • Custo meta: o que é e como calcular
  • Utilização de simulação para formar preços de venda
  • Exemplos numéricos

 

7 – Análises de Custos: Principais Modelos

  • Conceitos necessários
  • Comprar versus fabricar; Internação de atividades.
  • Inflação da empresa: o que é, para que serve.

 

8 – Política de Redução de Custos

  • O que é e como conduzir
  • Modelos existentes e modelo proposto
  • Gestão dos recursos

 

9 – Como Fazer Check-List para Identificar os Pontos Fracos do Sistema De Custos Da Sua Empresa

  • Questionário de perguntas
  • Identificação dos pontos fracos
  • Elaboração de um plano de trabalho para implantação das melhorias no sistema de custo

 

Carga Horária: 16 horas

 

Informações Úteis:

Data: 25 e 26 de Novembro de 2019

Horário: 1° dia – 8h30 às 9h00 – Credenciamento || 9h00 às 18h00 – Curso || 2° Dia – 8h30 – 17h30 – Curso

Local: Mercure Moema – Av. Lavandisca, 365 – Moema

 

Investimento: R$3.710,00. Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificado e estacionamento.

Condição Especial para inscrições pagas até dia 11 de Novembro de 2019: R$3.550,00

 

 

Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 / (11) 98374 6926 WhatsApp ou através do e-mail: contato@propagartraining.com.br

https://www.propagartraining.com.br/curso/gestao-integrada-de-custos-e-orcamento/

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Local

Hotel Mercure Moema
Av. Lavandisca, 365 - Indianópolis, São Paulo - SP - Cep: 04515-010

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